Marlene Zanghelini Altini [1]

 

Atualmente com a vinda de diversas tecnologias e meios de pesquisas, tem-se acesso livre a informação e a busca por conhecimento, mas nem sempre estamos nos comunicando corretamente dentro das organizações. E no meio empresarial não é diferente. No dia a dia é gerada muita informação, mas se esta não é divulgada corretamente, causa confusão e desentendimento entre os colaboradores.

Por isso é importante manter dentro da organização uma comunicação eficaz, pois quando esta não é realizada, influencia no desempenho pessoal do profissional e nos próprios resultados da empresa.

A organização precisa fornecer informações aos colaboradores necessárias para seu desenvolvimento pessoal, assim como, para alcançar as metas e objetivos da organização, para isso é necessário que a empresa informe e divulgue seus ideais e objetivos, para que saibam aonde quer chegar; sua missão, visão e valores para que todos possam contribuir para o alcance das metas traçadas; apresentar de forma clara as regras organizacionais, deixando claro aquilo que é importante para o bom desenvolvimento da organização.

Para Marlene Marchiori, Membro da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, a busca pela valorização da comunicação interna dever ser entendida como:

Estratégia básica dos empresários que desejam a efetividade de sua organização. Chega a ser irônico pensar que neste novo mundo, altamente tecnológico, com tantas transformações, o sucesso de um empreendimento continua a estar centrado nas pessoas. É por meio da comunicação que uma organização recebe, oferece, canaliza informação e constrói conhecimento, tomando decisões mais acertadas. Mas por que a Comunicação Interna é tão importante numa organização? 1º- Em primeiro lugar, porque os empregados são parceiros e quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com aquela empresa, sua missão e seu negócio, eles estarão. A Comunicação interna amplia a visão do empregado, dando-lhe um conhecimento sistêmico do processo. “As ações da empresa devem ter sentido para as pessoas – sendo necessário que encontrem no processo de comunicação as justificativas para o seu posicionamento e comprometimento”. Assim, o funcionário, sabendo o que seu trabalho representa no todo da organização, qual a importância das tarefas que realiza, do que produz, o desempenhará com mais eficiência.  2º- Em segundo lugar, de acordo com o professor Bueno, os empregados são os “melhores porta-vozes” da instituição em que trabalha. Sua opinião sobre a organização vale muito para quem está de fora. Ele é o maior propagandista de sua organização. Diz o professor Bueno que “funcionários descontentes, mal informados, geram prejuízos imensos às organizações porque podem expressar, com mais autenticidade do que outros públicos, os valores positivos ou negativos da cultura organizacional. Fica fácil acreditar no que eles dizem por que, afinal de contas, eles estão vivendo lá dentro. Como sabemos, a imagem e a reputação se formam assim, a partir de pequenas vivências e convivências e os públicos internos têm papel fundamental neste processo”. Daí que investir na comunicação interna é investir no clima organizacional e em marketing também. 3º- Em terceiro lugar, porque toda organização está inserida num mercado altamente competitivo. Com a globalização e a disseminação de novas tecnologias. “A Comunicação Interna tem uma função importante, no sentido de fazer circular as informações novas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da organização e, sobretudo, capacitar os funcionários para os novos desafios”, defende o professor Wilson Bueno, opinião compartilhada com a professora Margarida Maria Krohling Kunsch, para quem a comunicação interna “deixa de ser uma área periférica e alia-se aos demais setores, tornando-se assim uma ferramenta imprescindível para a obtenção de resultados”. Por isso, o processo de comunicação interna precisa ser valorizado e os canais que ele dispõe (jornais, boletins, intranet, murais, etc.) disponibilizados de forma eficaz e atrativa para que realmente cumpram sua missão de integrar todo o quadro funcional de uma organização. Comunicar é mais que informar, é atrair, é envolver. E neste processo, todos os empregados possuem seu valor e atuam de forma a tornar uma organização bem informada ou não.

 

Assim, percebe-se que os colaboradores bem informados fazem toda a diferença no desempenho da organização. Por isto, além simplesmente de comunicar as metas e objetivos da empresa, é necessário que estes recebam feedbacks de seus superiores, através de reuniões periódicas, que indiquem seu desempenho e sua evolução dentro da organização.

Através destes feedbacks e avaliações é possível analisar se o colaborador está sendo produtivo a ponto de alcançar os objetivos traçados pela empresa, e se isso não acontecer, é possível verificar a melhor forma de motivar e estimular esses colaboradores no seu desempenho profissional e pessoal, pois quanto mais as pessoas estiverem envolvidas e comprometidas com a organização, maior será o seu resultado, gerando assim maior lucro para a organização, e em contrapartida, terá colaboradores satisfeitos e motivados.

REFERÊNCIAS

 

BUENO, Wilson da Costa. Comtexto educação a distância – Curso de Comunicação Interna.

 

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. As organizações modernas necessitam de uma comunicação integrada. São Paulo. Revista Mercado Global, ano XXIV, nº 102, 2º trimestre de 1997, p. 20.

LEITE, Quézia de Alcantara Guimarães. Técnico em Comunicação Social Jr – Habilitação em Jornalismo pela UFG-Universiade Federal de Goiás. Trabalha na Assessoria de Comunicação dos Correios de Goiás. Artigo a Importância da Comunicação Interna nas Organizações. Acesso em 30 de Julho de 2015. Disponível em:

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2006/05/05/442402/importncia-da-comunicao-interna-nas-organizaes.html#

MARCHIORI, Marlene Regina. Cultura organizacional: conhecimento estratégico no relacionamento e na comunicação com os empregados. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

ASSAD, Nancy Alberto. Novo item na agenda: comunicar os ideais e valores sustentáveis aos colaboradores deve fazer parte do dia a dia das empresas e, em especial, dos líderes. São Paulo. Revista Melhor Gestão de Pessoas, Ano XXIV, nº 280, Ed. Março de 2011, p. 12-13. Editora Segmento.

[1] Pós Graduada no curso de Gestão Financeira e de Custos, do Grupo Uniasselvi – Fameg e integrante da equipe Piazera, Hertel, Manske & Pacher Advogados Associados.

 

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