Patrícia Lichtenberg[1]

 

I ? INTRODUÇÃO

 

A psicologia como profissão está regulamentada no Brasil desde 1962, atualmente existem cerca de 200 mil profissionais atuando no mercado de trabalho.

Para os jovens que pretendem ingressar nessa profissão, saber com clareza o que é ser psicólogo e sua prática é fundamental.

A ciência psicológica busca a compreensão do ser humano a partir da constituição de sua subjetividade, que são eles, sonhos, desejos, emoções, pensamentos, comportamentos.

 

II ? CONCEITO DE PSICOLOGIA

Segundo Braghirolli et al. (2001), a palavra Psicologia vem do grego e significa estudo ou discurso (logos) acerca da alma ou espírito (psique), ou seja, etimologicamente, Psicologia significa estudo da alma. Conceituar Psicologia é uma tarefa difícil, motivada pela variedade de posições acerca do tema. Contudo, muitos psicólogos a definem como ?ciência do comportamento?.

Sperling e Martin (1999) pautam a psicologia como a ciência que tenta compreender e explicar o comportamento do homem. Segundo Dorin (1976, p.17 apud BRAGHIROLLI, 2001, p. 21): ?denomina a Psicologia Humana de ?ciência do comportamento e da experiência?. Por experiência ele entende o ?estado consciente ou fenômeno mental experimentado pela pessoa como parte de sua vida interior (vivência)?. E em uma definição mais ampla, Bock, Furtado e Teixeira (2008, p.21) consideram que a psicologia ?estuda o ser humano?. Para Berent (1977, p. 4) a psicologia ?considera os homens como organismos biológicos, mas que aprendem, recordam-se, pensam, sentem, sonham. Agem na direção de objetivos e interagem uns com os outros?.

Essas diferentes formas de pensar a Psicologia caracterizam a complexidade, a riqueza e a constante transformação sofrida pelo seu objeto de estudo: o ser humano (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2008).

 

III – QUE PROFISSÃO É ESSA?

Os psicólogos habilitados ao exercício profissional são aqueles que completam o curso de graduação em Psicologia e se registram no órgão profissional competente.

O exercício da profissão está relacionado ao uso exclusivo dos psicólogos métodos e técnicas da Psicologia para fins de diagnostico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento.

Conforme a Lei 4.119 descreve:

[…]

Dos direitos conferidos aos diplomados

Art.10 – Para o exercício profissional é obrigatório o registro dos diplomas no órgão competente do Ministério da Educação e Cultura.

Art.11 – Ao portador do diploma de Bacharel em Psicologia, é conferido o direito de ensinar Psicologia em cursos de grau médio, nos termos da legislação em vigor.

Art.12 – Ao portador do diploma de Licenciado em Psicologia é conferido o direito de lecionar Psicologia, atendidas as exigências legais devidas.

Art.13 – Ao portador do diploma de psicólogo é conferido o direito de ensinar Psicologia nos vários cursos de que trata esta lei, observadas as exigências legais específicas, e a exercer a profissão de Psicólogo.

§ 1º- Constitui função privativa do Psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:

a) diagnóstico psicológico;

b) orientação e seleção profissional;

c) orientação psicopedagógica;

d) solução de problemas de ajustamento.

§ 2º- É da competência do Psicólogo a colaboração em assuntos psicológicos ligados a outras ciências.

[…]

A profissão do psicólogo, aqui no Brasil, foi regulamentada pela lei ? Lei 4.119, de 1962.  Foi reconhecida como uma profissão necessária e de conhecimento importante porque permite ao individuo uma compreensão mais objetiva, tanto de usa personalidade como da do outro. Naquele momento histórico a psicologia surgia como uma possibilidade de contribuição para o projeto de modernização do país. No final da primeira metade do século XX a psicologia se apresentou com testes psicológicos, que haviam sido desenvolvidos a partir da Segunda Guerra Mundial, no qual era utilizado adequadamente para o desenvolvimento e a produção de atividades especificas, seja nas diversas áreas, industrial, na educação e nas diversas organizações.

Bock, Furtado e Teixeira (2008, p.110) descreve que ?a elite brasileira viu na psicologia uma fonte rica de possibilidade de intervenção, baseadas em conhecimentos científicos. Assim a psicologia aparece como necessidade social?.

Nesses anos que a profissão está regulamenta, os psicólogos foram ?inventando? a categoria profissional, hoje, são milhares de psicólogos atuando nas mais diversas realidades, permitindo que a Psicologia cumpra com as expectativas que a sociedade tem em relação a ela. A psicologia como profissão busca um compromisso com as urgências e as necessidades da maioria da população. A psicologia quer ser uma ciência importante e uma profissão acessível a todos os brasileiros. Esse é o compromisso social da Psicologia.

 

IV ? O TRABALHO DO PSICOLOGO

De acordo com Bock, Furtado e Teixeira (2008; p.102):

A finalidade do trabalho de um psicólogo é interferir, a partir dos conhecimentos da Psicologia, em aspectos da dimensão subjetiva da realidade para potencializar os sujeitos na direção de maior autonomia e autoria de suas historias de vida.

Os psicólogos agem com a finalidade de contribuir para que a atuação das pessoas seja mais potente, no sentido de ser mais adequada para conseguir maior satisfação para si e para o conjunto social onde estão inseridas, pode-se resumir essa finalidade no termo: promoção de saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é o ?estado de bem-estar físico, mental e social?. Saúde se refere, a um conjunto de condições, criadas coletivamente, que permitem a continuidade da própria sociedade, condições de alimentação, de educação, de lazer, de trabalho, de participação social etc., que permitem a um conjunto social produzir e reproduzir-se de modo saudável.

São os sujeitos que compõe e produzem suas próprias condições de vida e as condições pessoais que apresentam para isso são do campo das preocupações dos psicólogos. Um sujeito fragilizado por um medo, por uma experiência de abandono ou de humilhação, ou mesmo por uma doença, torna-se um parceiro social com dificuldades de construir as condições dignas de vida para si e para todos. Os psicólogos então estão atentos a essas situações e trabalham para promover saúde, com os recursos técnicos e teóricos da Psicologia, trabalham em diversas e diferentes situações e locais, com pessoas diferentes idades, gêneros e necessidades, fazendo com que as pessoas desenvolvam uma compreensão cada vez maior e melhor de inclusão de cada um nas relações sociais e de sua contribuição histórica e social como ser humano.

 

V ? CONSIDERAÇÕES FINAIS

A psicologia é a ciência que estuda os padrões dos comportamentos dos seres humanos através da observação, interpretação e interação direta com as pessoas, procurando identificar, desvendar e compreender melhor o individuo, para que os problemas sejam solucionados, permitindo que as pessoas vivam com uma saúde melhor (físico, mental e social).

A atuação do psicólogo é bem variada, muitas áreas para atuação surgem a cada dia, conforme a demanda das situações, desde o atendimento em hospitais públicos e particulares, passando por empresas, onde pode estar avaliando o comportamento dos candidatos, satisfação do cliente, estratégicas e afins. Na área escolar usando a observação para identificar as dificuldades na aprendizagem ou até mesmo da instituição.

Para poder se formar e exercer a profissão de psicólogo é fundamental que o graduando realize um estagio obrigatório de no mínimo seis meses e que também efetue o registro no Conselho Regional de Psicologia.

 

VI – BIBLIOGRAFIA

BERENT, S. Psicologia introdutória: manual básico de auto-instrução. São Paulo: Cultrix, 1977.

 

BOCK, A. M. B; FURTADO, O; TEIXEIRA, M. de L.T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2008.

 

BRAGHIROLLI, E. M. et al. Psicologia Geral. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

 

DORIN, L. Psicologia Geral, 1976, p. 17. In: BRAGHIROLLI, E. M. Psicologia Geral. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

 

SPERLING, A.; MARTIN, K. Introdução à psicologia. São Paulo: Pioneira, 1999.

 

Organização Mundial da Saúde. Disponível em http://saude.gov.br. Acesso em: 13 mar 2011.

[1] Estudante da 2ª Fase do Curso de Psicologia pela Uniasselvi/ FAMEG e integrante da equipe Piazera, Hertel, Manske & Pacher ? Advogados Associados.

CategoryArtigos
Write a comment:

You must be logged in to post a comment.

        

© 2020 por Puxavante

PHMP Advogados OAB/SC 1.029

logo-footer

47 3084 4100

Rua Olívio Domingos Brugnago, 125

Vila Nova - CEP 89.259-260 - Jaraguá do Sul - SC

Termos de uso Politicas de Privacidade