O que é Comunicação?
Segundo o site “Significados”:
É uma palavra derivada do termo latino “communicare”, que significa “partilhar, participar de algo, tornar comum”.
Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Comunicação, desde os primórdios, é de suma importância para não dizer vital e essencial, sendo uma ferramenta crucial para interagir, ensinar, entrosar, trocar ideias e opiniões, para se relacionar, no âmbito profissional e também para se desenvolver, enfim, em tudo envolve a comunicação, e esta consiste em transmitir uma informação entre um emissor e um receptor que interpreta a determinada mensagem, mas ela não é somente a fala em si, também é constituída pelo que é observado e percebido, pode ser em forma de sinais, sons, gestos, escrita, vestimenta ou objetos (não verbal) e até códigos emissores de algum significado (como o semáforo e suas cores).
Comunicar-se parece tão simples, mas a pouca habilidade pode gerar sérios problemas, como ao modo se expressar através de gestos e tom de voz (não intencionais) o receptor pode interpretar de outra maneira e até mesmo não captar que se trata de um perfil diferente, pois se baseia de acordo com seu “mundo” (a maneira de perceber e julgar os fatos com base em sua história de vida, formação cultural/social, de seu estado emocional). Sempre é importante iniciar uma primeira conversa com cautela, clareza e absorção, aplicar uma boa dose de empatia para facilitar o entrosamento e a informação passada do perfil receptor. Há um pressuposto em linguística de que “o resultado da comunicação é de responsabilidade do comunicador”, sendo assim, a responsabilidade é de quem fala/de quem transmite a mensagem, portanto na posição de emissor é importante falar bem, com boa voz e boa dicção, ao administrar a velocidade da fala, fazer pausas e adequar o volume da voz ao ambiente e aos interlocutores estaremos sendo mais assertivos.
A comunicação sendo em reuniões profissionais, durante uma conversa familiar ou até mesmo em uma roda de amigos exige alguns cuidados para que não desencadeie discussões ou desentendimentos, ter um diálogo assertivo é fundamental para o bom andamento da ocasião independente do cenário ou tema em questão. Para exercer uma comunicação assertiva é importante focar no fato e não na pessoa mantendo o foco na questão e no motivo real da reunião e sem criar julgamentos, somos todos seres humanos falhos em constante aprendizagem, afinal não há certo e errado, apenas pontos de opiniões diferentes. Outro ponto é observar o canal processual, cada ser vivo funciona por meios específicos; alguns são visuais, outros auditivos e outros cinestésicos (ação corporal) e respeitar este “canal” significa falar a língua do outro de maneira eficaz. Ter uma precisão de linguagem é de certa forma, encontrar as palavras mais adequadas para a compreensão do receptor sobre o que está sendo dito de forma simples, clara e objetiva, evita interpretações equivocadas e beneficia os relacionamentos pessoais e profissionais, bem como a pontualidade do assunto em questão, é importante expressar ou compartilhar o seu ponto de vista no tempo certo e no momento adequado.
Ao concluir alguma reunião ou conversa, é interessante o emissor sempre perguntar se foi claro o suficiente, pois deixa a abertura para esclarecimento de qualquer dúvida que possa ter ficado para trás e cria uma confiança da parte receptora.
O Feedback. Segundo o Google:
Em comunicação, feedback é uma informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão.
Importante lembrar que feedback não significa julgar, dar palpites ou opiniões, ele deve ser pautado em fatos, com máxima atenção nos detalhes e com foco e objetividade no que é importante a ser comunicado, sendo ele positivo ou negativo será recebido e absorvido de forma construtiva.
Escutar mais, prestar a atenção devida é outro ponto importante na comunicação, nós seres humanos pensamos em uma velocidade maior do que falamos e devemos ter a devida cautela diante disto.
“Da comunicação depende a desgraça ou a felicidade, a demissão ou a promoção, a guerra ou a paz”. **Jeferson Peres**
Referências:
https://www.significados.com.br/comunicacao/
http://executivanewsrevistadigital.com/revista-digital-quem-nao-se-comunica-se-trumbica-marcelo-bartholomeu/
Rosenberg. Marshall B. (2006) Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais [tradução Mário Vilela]. São Paulo: Ágora.
https://www.google.com/search
https://jefersonperes.com.br/comunicacao/