Marlene Zanghelini Altini [1]

RESUMO:

Um assunto muito comentado é sobre as novas gerações que estão surgindo, geração Y, Z e por ai vai. São jovens conectados o dia todo, com seus celulares, MP3, e outras tecnologias. Porém, estas mudanças ainda causam espantos em alguns indivíduos que ?pertencem? a outras gerações. Para compreender um pouco melhor as diversas gerações, este artigo tem a finalidade de descrever as diversas características de cada geração vivida por diferentes indivíduos, percebendo também que muitas vezes precisam-se mudar alguns princípios e comportamentos para que se consiga viver em uma sociedade sem conflitos.

Palavras ? chaves: Geração. Tecnologia. Indivíduos.

1 INTRODUÇÃO

Com o passar dos anos a sociedade vem evoluindo e se transformando, desde sua forma de pensar e agir, até no que diz respeito à mudança de valores e princípios. Isto ocorre devido as diferentes gerações encontradas atualmente, e que ?tentam? um convívio social harmonioso, sem conflitos, de forma que uns são mais arrojados e independentes e arriscam mais em relação a outros que são mais conservadores e resistentes e mudanças.

Assim, observa-se que dentro da sociedade temos vários tipos de gerações, a geração Baby Boomer, a geração X e a geração Y, e atualmente comenta-se muito na geração Z e W.

Entretanto, este artigo tem o intuito de explanar de forma teórica as diversas gerações, apresentando suas características, tentando compreender assim, as mudanças radicais que vive-se nos dias atuais, aos olhos da geração Baby Boomer.

2 EVOLUÇÃO DAS GERAÇÕES

Atualmente a sociedade é dividida em vários tipos de gerações, sendo que ainda existem aqueles que trazem características dos Baby Boomers, outros ainda jovens, trazem sinais da geração X, que ainda abrange grande parte da sociedade e, as tão famosas geração Y, Z e W que vem ?nascendo? com tudo, e buscam cada vez mais inovação, desafios e principalmente melhores posições no mercado de trabalho, que por muitos é considerado ?exagerado? e avaliam esta atitude como sendo negativa, pois acreditam que se não criarem raízes em determinada organização, estão fadados ao insucesso.

Portanto, para tentar compreender um pouco melhor cada geração, e entender o que os leva a pensar e agir de formar tão diferentes apresenta-se nas próximas páginas algumas características e evoluções no decorrer de cada geração.

 

2.1 GERAÇÃO BABY BOOMER

 

De acordo com Fontes (2009), a geração Baby Boomer ?é a geração constituída pelas pessoas nascidas entre 1946 e 1964, também chamada a geração do pós ? guerra, período em que surgiu uma explosão da taxa de natalidade. É considerada a geração que mudou o mundo?.

Esta geração foi criada em frente a televisão e participaram da explosão do Rock and Roll, ouvindo e conhecendo os maiores artistas da época, como Elvis Presley, Buddy Holly, Beatles, entre outros.

Pode-se destacar algumas características importantes desta geração:

  • Revolucionários;
  • Disciplinadores;
  • Céticos quanto à autoridade;
  • Independentes;
  • Transformadores;
  • Trabalham sobre pressão; e
  • Prioridade no trabalho.

A geração Baby Boomer tem como principal característica, a grande força e tentativa de mudanças no período em que se vivia, em meio a guerras, buscando a liberdade de expressão. Foi a partir desta geração, que os movimentos que vê-se hoje de protestos e de buscas de melhorias iniciou, talvez um pouco tímido, mas graças a eles, hoje temos uma sociedade que busca constantes melhorias.

Assim, esta geração foi uma das primeiras a ganhar força entre os jovens da época, e ajudou nas transformações ocorridas no mundo todo, surgindo a partir desta, outras gerações, e que muitas delas vivenciam-se atualmente.

 

2.2 GERAÇÃO X

 

Esta geração é ainda comentada na atualidade, até porque grande parte da sociedade é composto por pessoas desta geração. A geração X surgiu logo após os anos 1960 e segue até os nascidos nos anos 1980, sendo filhos da geração dos Baby Boomers.

De acordo com o site Comportamental Brasil (2011), a definição que se refere a esta geração que teve início nos anos 60 se deve a uma pesquisa efetuada por Jane Deverson, tendo a ideia de classificar esta geração, que eram considerados muito rebeldes para os padrões que vivia-se na época. Assim, é possível citar alguns comportamentos vividos por estes jovens, tais como, a incredulidade em Deus, e a liberação do sexo antes do casamento, entre outros.

Assim, de acordo com o site Comportamental Brasil (2011) através de pesquisas, pode-se elencar principais características dessa geração:

  • Busca pela individualidade, porém com a convivência em grupo;
  • Maturidade;
  • Escolha por produtos de melhor qualidade, tornado-se mais exigentes;
  • Valorização do sexo oposto;
  • Busca por seus direitos;
  • Menor respeito à família; e
  • Procura por liberdade.

Portanto, de acordo com o RH Portal (2007), o futuro da geração X é trabalhar com maior independência, sendo que os empregadores necessitam se moldar a mudança de estilo de vidas desta geração para conseguir reter seus talentos, sendo que esta geração, como já abordado, está mais interessada em trabalhar com liberdade, flexibilidade e criatividade, do que somente trabalhar pensado em dinheiro, sendo que estão focados também na recompensa que ?não se vê? ao longo do tempo como, oportunidades de cargos melhores ou promoções.

Enfim, esta geração veio com tudo, alterando princípios e valores considerados há algum tempo como sendo primordiais e verdadeiramente corretos. Porém é necessário que os velhos conceitos sejam repensados e moldurados conforme esta geração, evitando assim, conflitos e desgastes desnecessários.

 

2.3 GERAÇÃO Y ? Z ? W

 

Após a invasão da geração X, outras gerações continuaram surgindo, entre elas a geração Y, onde muitos adolescentes se encaixam nesta geração. Ela abrange os indivíduos nascidas entre 1980 e 2000, sendo filhos da geração X e netos da geração Baby Boomers.

Alguns estudos ainda estão sendo realizados sobre esta geração, de forma que não se consegue estabelecer um conceito claro, pois o mundo se transforma muito rápido, e os indivíduos se transformam constantemente, a cada mudança ocorrida.

Assim, com a grande expansão da internet, do e-mail, das redes sociais, e dos vários recursos digitais, a geração Y tem muita facilidade de comunicação, sendo que conseguem alcançar o mundo inteiro em apenas um ?click?, sem necessidade de sair de suas casas, nem mesmo levantar de suas cadeiras. Esta geração, portanto, tem seus hábitos voltados diretamente à comunicação e obtenção de informação rápida e fácil.

A geração Y também é conhecida, conforme o site Comportamental Brasil (2011), como sendo a geração de Millennials, isto por serem considerados a geração que mudou o milênio.

Conforme o site Comportamental Brasil (2011), pode-se citar algumas características desta geração Y:

  • Sempre estão conectados;
  • Procuram por informação fácil e imediata;
  • Preferência por computadores do que por livros;
  • Preferência por e-mail do que por cartas;
  • Estão em todas as redes sociais;
  • Compartilham fotos e dados pessoais com milhões de pessoas; e
  • Buscas constantemente por nova tecnologias.

Entretanto, esta geração Y está conectada a todo tempo, em busca de mudanças e de coisas novas, e estão estritamente ligados com as mudanças tecnológicas.

A geração Y, como descrito acima, é considerada a geração do milênio, mas após esta geração, já são estudadas mais duas gerações, a geração Z e a geração W.

A geração Z ainda tem poucas definições, não sabendo-se por exemplo a época, ou o período de nascimento que abrange esta geração, muitos estudiosos dizem que, fazem parte desta geração os indivíduos nascidos no final do século XX e século XXI, mas na verdade não conseguiu-se definir ainda um padrão. Esta geração é composta por indivíduos preocupados cada vez mais com a conectividade com outras pessoas e com a preocupação ecológica.

Assim, esta nova geração dispõem de diversos dispositivos móveis que os acompanham para onde forem, sem ficarem presos a um lugar específico, sendo muito fácil, por exemplo, estudar para uma prova ouvindo música, ou lendo um livro e assistindo televisão pelo celular. Atualmente, os jovens tem muita facilidade de concentração quando estão realizando várias tarefas simultâneas, desenvolvendo assim habilidade que antigamente era ?raro de se ver?.

Podem-se citar algumas características identificadas nestes indivíduos, sendo elas: grande preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade do planeta, e também uma forte corrente aliada à responsabilidade social; extremamente ligados a tecnologia, como IPods, videogrames com gráficos exuberante, televisores em alta definição; problemas com iteração social, pois vivem isolados da sociedade, entre outros.

Entretanto, além desta geração super dotada que é a geração Z, já vem ?se estudando e comentando sobre a geração W, onde muitos ainda nem a consideram como sendo uma geração. Esta ?geração? W tem comportamentos muito parecidos com os da geração Z.

De acordo com Serrano (2010),

 

A alusão ao W vem da Internet, mais especificamente dos 3 Ws utilizados nos endereços que se referem à “World Wide Web“, ou seja, pessoas da geração Internet. Mais uma vez remetendo à geração Y que tem características muito semelhantes.

 

Portanto, como pode-se observar, as gerações vem evoluindo de forma muito rápida, sendo necessário adaptar-se a estas grandes mudanças, sem ficar para trás, e principalmente para conseguir viver em sociedade e compreender o que realmente estas novas gerações esperam ?daqui para frente?.

3 CONCLUSÃO

Como viu-se no artigo apresentado, as mudanças na sociedade ocorrem a cada dia, e com elas surgem novas tecnologias no mercado para ?satisfazer? seus clientes cada vez mais exigentes e em busca de informações cada vez mais rápida.

Nota-se que aos poucos a sociedade vai criando uma cara nova, com novos princípios éticos e morais, o que pode gerar conflitos com muitos indivíduos que acreditam que determinada atitude pode não ser ética, mas ai vai da avaliação dos fatos de cada individuo em sua particularidade, já que cada um tem sua própria ética.

Enfim, o que sabe-se é que as mudanças chegaram e continuam chegando a cada dia, e precisa-se estar preparado para compreender e atender a estas gerações cheia de novidades e de novas ambições.

 

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Baby_Boomer.

 

http://www.associacaoamigosdagrandeidade.com/geracao-baby-boomers/ – Rui Fontes ? Pesidente  da AAGI ? 2009.

 

http://comportamental-brasil.blogspot.com/2011/01/geracao-baby-boomer-geracao xgeracao-y.htmlFonte: Portal RHPostado por Patric Gonzaga ? 02/01/2011.

 

http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=2secghy8r ? 2007.

 

http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Geracao_W.htm – Por Daniel Portillo Serrano – 22/12/2010.

 


[1] Estudante da 8ª Fase do curso de Ciências Contábeis na Faculdade Metropolitana de Guaramirim e integrante da equipe  Piazera, Hertel, Manske & Pacher Advogados Associados.

E-mail: financeiro@phmp.com.br

CategoryArtigos
Write a comment:

You must be logged in to post a comment.

        

© 2020 por Puxavante

PHMP Advogados OAB/SC 1.029

logo-footer

47 3084 4100

Rua Olívio Domingos Brugnago, 125

Vila Nova - CEP 89.259-260 - Jaraguá do Sul - SC

Termos de uso Politicas de Privacidade