O significado de linguagem corporal de forma simples é o conjunto de todas as expressões do corpo, um modo de falar através de gestos utilizando os membros, o olhar, a postura ou expressões.

O sistema responsável pelos sentimentos (límbico) envia impulsos elétricos ao corpo, os sinais são lidos pelo subconsciente que dispara sensações positivas ou negativas gerando expressões e movimentos que na maioria dos casos são involuntários.

Após alguns estudos científicos, Charles Darwin nos explica que as emoções humanas são universais, independente do lugar onde habita ou país de origem é possível identificar as mesmas expressões para determinadas emoções. A linguagem do corpo, entretanto, é um reflexo do estado emocional em que a pessoa se encontra e, em outros casos há gestos e expressões que são hábitos, costumes ou cacoetes. Deste modo, é importante sempre tomar o cuidado para discernir uma linguagem corporal, pois o que as pessoas dizem nem sempre corresponde ao que estão pensando ou sentindo.

Segundo a afirmação da psicóloga social “Amy Cuddy”:

A postura de uma pessoa não só pode mudar a opinião dos outros sobre ela, mas também influencia na visão que se tem de si mesma.

CABEÇA

> Cabeça empinada pode indicar superioridade ou sinal de desafio, mas se o olhar voltar para cima e para a direita pode indicar confusão ou pouca compreensão no assunto. Em contrapartida, quando a cabeça inclina seguida de um sorriso pode significar afinidade, que gosta da pessoa e está se divertindo com a conversa.

> Cabeça abaixada pode indicar timidez ou dúvida. Após uma explicação, pode ser incerteza ou reflexão. Alguns perfis olham para baixo para esconder seu estado emocional ou quando estão chateados. Já quando a mesma está constantemente abaixada e tórax retraído indicam submissão ou tristeza.

> Ao balançar a cabeça exageradamente significa preocupação ou ansiedade por alguma aprovação, pode ser também uma tentativa de demonstrar a captação de algo de forma desesperada.

> Apoiar a cabeça em uma mão ou entre as mãos demonstra desinteresse, ociosidade, tristeza e tédio. Também sinaliza que concorda internamente que não adianta debater.

> Coçar a cabeça é um hábito comum e involuntário que pode demonstrar dúvida, indecisão ou inquietação.

OLHAR

> Pessoas que olham constantemente para os lados são muito nervosas, mentirosas ou distraídas. Mas se uma pessoa desvia o olhar do interlocutor, pode ser desconforto ou desinteresse. Olhar de canto (solsaio) associa-se à desconfiança ou não está convencida de algo. Já se o olhar parecer distante é sinal de que a pessoa está em profunda reflexão ou não está ouvindo.

> Esfregar o olho expressa confusão e falta de compreensão no assunto. Até mesmo sono.

> Sorrisos quando sinceros chegam aos olhos franzindo a pele em torno deles, a boca pode mentir, mas os olhos não.

> Olhar nos olhos ao falar com outra pessoa mostra firmeza, confiança e que está no controle do assunto ou situação. Porém, manter o contato visual na tentativa de esconder uma mentira na maioria dos casos, é um olhar exagerado a tal ponto de tornar desconfortável, especialmente quando rígida e sem piscar.

BRAÇOS

> Braços cruzados com firmeza e mais na altura do tórax é sinal de irritação, desconfiança, defesa, que está fechado ao assunto ou resistente nas opiniões.

Se juntamente os pés estiverem alinhados com os ombros, trata-se de uma posição de resistência ou de superioridade. Na psicologia estas linguagens sinalizam um bloqueio mental, emocional e físico.

Se estiver na altura da barriga e mais relaxado pode ser simplesmente um hábito ou indicar que a pessoa é reservada, desconfortável com algo, ou até frio.

> Segurar um dos braços atrás do corpo provavelmente está entediado ou estressado. Quanto mais alta a posição da mão, maior o estresse/tédio.

> Repousar os braços atrás do pescoço ou na cabeça é sinal de abertura ao que está sendo discutido ou simplesmente que está descontraído.

REFERÊNCIAS

https://www.docsity.com/pt/linguagem-corporal-psicologia-onde-os-movimentos-falam-mais-que-as-palavras-2/4805257/

https://www.sbie.com.br/blog/linguagem-corporal-e-a-psicologia/

https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-psicologia/quais-os-sinais-e-tipos-de-linguagem-corporal/

https://www.portalraizes.com/12-gestos-que-entregam-nossas-verdadeiras-emocoes/

https://www.docsity.com/pt/linguagem-corporal-psicologia-onde-os-movimentos-falam-mais-que-as-palavras-2/4805257/

https://www.agendor.com.br/blog/linguagem-corporal/

https://www.huffpostbrasil.com/dr-travis-bradberry/8-truques-para-interpretar-a-linguagem-corporal-das-pessoas-sem_a_21685133/

https://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/cabelo/linguagem-corporal-o-que-estes-gestos-querem-dizer/ss-BBELQ6f#image=23

        

© 2019 por Puxavante

PHMP Advogados OAB/SC 1.029

logo-footer

47 3084 4100

Rua Olívio Domingos Brugnago, 125

Vila Nova - CEP 89.259-260 - Jaraguá do Sul - SC