Marlene Zanghelini Altini [1]

 

RESUMO:

 

Atualmente se fala muito em planejamento estratégico, mas muitas empresas ainda desconhecem isto. O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão, que auxilia seus gestores nas tomadas de decisão, com base nos dados levantados durante a realização deste planejamento. O planejamento estratégico define onde a empresa vai estar daqui a alguns anos, e como ela vai fazer para chegar até lá. Por isto é preciso que a empresa tenha um objetivo definido, conheça o mercado em que atua, assim como seu concorrente e desenvolva estratégias e ações para que seus objetivos sejam alcançados.

 

Palavras ? chaves: Planejamento Estratégico. Ferramenta. Gestão. Mercado. Objetivos.

 

1 INTRODUÇÃO

Atualmente se fala muito a respeito da complexidade do mundo moderno, das mudanças rápidas e constantes, e que as empresas precisam estar preparadas para isto.

Mas, muitas vezes isto torna para algumas empresas, o empecilho para o crescimento, de forma que não acompanham estes desenvolvimentos, e conseqüentemente sofrem com as ?dificuldades? do mercado, deixando de serem competitivas e aos poucos esquecidas em meio à forte globalização.

Porém, para as empresas             que vem em constante desenvolvimento e acompanhamento do mercado e das novas tendências, estas estão cada vez mais competitivas e novos mercados se abrem a cada momento.

Isto se deve muito pelo planejamento estratégico que muitas destas empresas realizam, já que esta ferramenta, quando bem elaborada, ?prevê? o futuro de muitas empresas. Por isto a importância de desenvolver um planejamento estratégico voltado para as necessidades e anseios da empresa, buscando mostrar a sua realidade atual e planejar aonde ela quer chegar.

Portanto, é relevante que as empresas descubram o verdadeiro sentido do estudo de um planejamento estratégico, que é uma ferramenta de gestão que auxilia a empresa nas suas tomadas de decisões, tendo também como um de seus objetivos auxiliar as empresas a alcançarem os objetivos e metas traçados, frente à concorrência atual.

2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 

São várias as definições de Planejamento Estratégico, podendo-se relatar que é um processo gerencial, caracterizado por elaborar uma estratégia, traçar objetivos, a curto, médio e longo prazo, sendo para organização ou para o ambiente.

Este processo vem composto de várias etapas, que hoje com um mercado tão competitivo é muito importante estar a frente, focando e caracterizando os pontos fortes e fracos, transformando sempre estes pontos em oportunidades de mercado.

A estratégia diz respeito à organização e ao ambiente, e envolve todos da organização, pois somente desta forma será obtido o sucesso, isto porque a estratégia se apresenta de forma bem complexa, afinal é através dela que irá ser definido o caminho da empresa e os rumos a serem seguidos após estas ?escolhas?, dando definições de conceitos e análises da realidade.

Com a elaboração de um planejamento estratégico, aumenta a probabilidade de a empresa analisar as possíveis divergências no futuro, adiantar-se ao mercado, prever as tendências, preparando-se para que a organização consiga estar no local certo e no momento certo, pois o plano oferece a empresa uma visão do futuro.

O planejamento estratégico deve representar para a organização um processo contínuo de averiguar o possível de conhecimento do futuro, para poder focar nas decisões atuais, visando o longo prazo. Isto com certeza vai gerar riscos, sendo assim, a organização deve ter bastante conhecimento e traçar bem as estratégias, sendo que os riscos sempre serão ótimas oportunidades de mercado.

É importante salientar que dentro do planejamento devem-se seguir alguns passos considerados básicos e iniciais para traçar as metas, devendo estar bem claro a missão da empresa; a razão de ser da empresa; a análise e determinação da situação da empresa; sendo necessário conhecer a situação atual interna e externa da organização, para poder dar cada passo com segurança.

Após estes primeiros itens analisados, precisa-se definir os objetivos da empresa, onde neste momento serão traçados as melhores metas, dentro da realidade da empresa.

Por fim a última etapa é o momento de desenvolver a ação, planejar e atribuir a todos os envolvidos para que as metas sejam atingidas. Se a empresa planejou bem, analisou corretamente o mercado, definiu objetivos viáveis e adotou estratégias inteligentes, com certeza irá atingir seus objetivos. Uma vez que um objetivo é atingido, o processo pode então ser reiniciado e um objetivo maior pode ser buscado.

2.1 ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A seguir serão abordados os principais itens a serem observados e desenvolvidos pela empresa no decorrer da elaboração de um planejamento estratégico, objetivando atingir os anseios da empresa.

2.1.1 Descrição da Empresa e Produtos

As empresas muitas vezes no seu dia a dia, e na sua rotina, esquecem de mostrar quem realmente são, já que muitas vezes nem seus próprios colaboradores conhecem realmente qual segmento, ou o que a empresa produz, assim como, muitas vezes, não tem o conhecimento claro de como surgiu à empresa, e quais são os seus anseios, objetivos e metas a serem alcançados.

Por isso é muito importante a empresa realizar um histórico, tanto da história propriamente dita da empresa, como da evolução e transformação de seus produtos, descrevendo assim, o início de suas atividades, o que motivou a abertura da empresa, qual seu primeiro produto, e suas evoluções, e onde ela ?pretende? chegar, destacando quais seus anseios.

É importante, porém, a empresa deixar claro e as vistas de todos a sua realidade, mostrar como a empresa está atualmente (em todos os sentidos), e o que ela pretende buscar, relacionando para isso, alguns pontos forte e fracos, com a auxílio dos gestores da empresa, o qual conseguirão deixar claro o que a empresa precisa mudar para conseguir alcançar o objetivos traçados.

Assim, a empresa realizando uma descrição própria, fica mais claro, não somente para seu colaboradores, mas para seus clientes, fornecedores e concorrentes, seus anseios, assim como, também é uma forma de motivação para todos, de uma vez que ao observar a situação da empresa, todos sentem-se engajados para atingir um só objetivo, o sucesso da empresa.

2.1.2 Visão da Empresa

Muitos autores definem de diferentes formas o conceito de Visão da empresa, mas todos esbarram na mesma prerrogativa de que é uma projeção de onde a empresa quer chegar no futuro.

De acordo com Kalinke (2010, p. 61), ?a visão pode ser entendida como uma projeção de aonde esperamos que a empresa chegue ou do que esperamos que ela seja no mercado futuramente?.

Pode-se dizer também que a visão, é o sonho da empresa definido por um determinado período de tempo ou por aquilo que almeja ser no espaço que ocupa, seja na posição de mercado, crescimento de vendas, lançamentos de novos produtos, enfim, é aquilo que a empresa quer ser em determinado período.

A visão da empresa está fundamentada em alguns aspectos:

  • É o que a empresa almeja para o futuro;
  • O que ela deseja ser, ou crescer com seus produtos ou serviços;
  • É o que a empresa sonha para o seu negócio.

Através de diferentes conceitos e abordagens, é importante a empresa definir e desenvolver sua Visão, com base na sua realidade, e deixando bem claro, aonde quer chegar. 

Assim, com a definição da Visão da empresa, fica claro aonde a empresa quer chegar, mostrando assim, a seus colaboradores, clientes, fornecedores, sua expectativa de crescimento, gerando também maior volume de negócios.

2.1.3 Missão da Empresa

A missão de uma empresa é o motivo pela qual ela existe, ou seja, demonstra sua finalidade, sua direção e principalmente o significado de sua existência.

Os objetivos da empresa estão diretamente ligados à missão da empresa, de uma vez que foram criados voltados para a razão de ser da organização.

A missão da empresa está fundamentada em alguns conceitos:

  • Ë onde a empresa tem seu ponto de partida;
  • Seu foco no presente, porém pensando no seu desenvolvimento para o futuro;
  • É uma identidade organizacional da empresa.

Desta forma, assim como a Visão, a Missão é muito importante para a empresa, pois mostra seu foco e também seus princípios, deixando claro qual a identidade da organização.

2.1.4 Análise de Mercado

A análise de mercado é muito importante para a evolução da empresa, pois permite ela verificar dentro das pesquisas de seus concorrentes, comparar o que precisa melhorar ou até, buscar novas tecnologias para alcançar seu concorrente, e manter-se no mercado.

Nesta análise de mercado, é necessário que a empresa busque uma gama de informações, seja do mercado interno ou externo se necessário, de seus concorrentes, propriamente dito, ou até de produtos similares, que possam também estar relacionados com os seus produtos, e até da preferência de seus clientes, assim como, pesquisas de mercado com seus cientes e também como seus fornecedores, que influenciam diretamente na ?vida da empresa?.

É importante que a empresa busque informações tanto no segmento de seu setor, e na indústria em geral, comparando sempre estes fatores, verificando qual deles tem maior influencia sobre o mercado, buscando conhecer todo o segmento em que atua.

Através desta análise, a empresa consegue mensurar o que precisa realizar para melhorar, ou para aperfeiçoar seu produto, ou até lançar algo novo, trazendo mais crescimento e evolução tanto para a empresa quanto para a região em que atua.

2.1.5 Análises do Ambiente Interno e Externo

 A análise de ambiente interno e externo de uma organização é uma das análises mais importantes do planejamento estratégico.

Os fatores que influenciam a empresa e que com ela se relacionam, seja de maneira direta ou indireta, interferem diretamente nos objetivos traçados. Por isto é muito importante realizar análises e levantamento de informações sobre as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos da empresa, preparando-se assim para seu desenvolvimento futuro.

2.1.6 Plano de Marketing

De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, a palavra Marketing tem o seguinte significado: ?é o processo de planejar e executar concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais”.

Assim, pode-se relatar que marketing abrange tudo o que é necessário para introduzir seu produto no mercado, e fazer com que os consumidores desejam o produto, e depois se preocupar em vender o mesmo para eles, da forma que se agradem e propaguem a evolução do produto.

O setor de marketing é responsável em atender as necessidades do produto, apresentando da forma mais coerente para o mercado. Sendo assim é também responsável pelo sucesso do produto, por isso é grande a responsabilidade de fazer acontecer de forma impactante para o público alvo.

2.1.7 Plano Operacional

O Plano Operacional tem como finalidade estruturar a organização, destacando sua atividade fabril, visando todos os fatores do mesmo, como: instalações, investimentos, formas de gestão, perfil de todos os gestores, expectativas de faturamentos, bem como análise dos possíveis resultados dos produtos.

Esta é uma etapa importante para a empresa, pois é a fase de organizar a estrutura da empresa, definindo padrões e onde ?cada um vai estar? para que o planejamento estratégico seja bem sucedido dentro da empresa, e que não seja mais um estudo sem resultados dentro da organização, mas sim, auxilie nas tomadas de decisões e também nos resultados esperados pela organização.

2.1.7.1 Gerência e Organização

Dentro do Plano Operacional, é importante destacar também que há a descrição e as separações de cargos de gerência (gestores) e outros dentro da organização, definindo quem e onde cada um ocupará seu espaço, em busca de melhorias e de maior crescimento para a empresa.

Portanto, verifica-se que ainda é comum encontrar organizações fechadas, autoritárias, voltadas para o passado, que repetem rotinas, que são incapazes de evoluir. Existem ainda outras empresas, que evoluem perifericamente, que só fazem mudanças de fachada, sem mexer no essencial. Há também organizações deslumbradas, que mudam de acordo com as modas, e adotam as novidades. E, finalmente existem as organizações que possuem uma visão integrada, aberta, flexível das pessoas, dos seus objetivos, do seu futuro.

Organizações interessantes são as que vêem, em cada problema, um  desafio. Organizações problemáticas são as que enxergam mais os problemas do que as oportunidades e fazem destas, novos problemas.

Tendo visão desta forma, entra-se com a discussão de qual será o modelo mais indicado para gestão de pessoas e o perfil de gestores. Afinal, é necessário ter isto bem definido para ver o impacto que a habilidade de cada profissional pode representar para empresa se tornar competitiva e permanecer no mercado de atuação.

2.1.8 Plano Financeiro

Quando se refere a finanças pode-se dizer que é um método de administração de recursos disponíveis, encaixando-se no meio empresarial ou particular, discutindo-se desde a distribuição e aplicação dos recursos, seja ele do salário como pessoa física ou o faturamento de uma empresa.

Com isto fica nítido que o planejamento financeiro da empresa é muito importante para o funcionamento e sustentação da mesma, pois precisa ter estratégias de como dirigir, coordenar, controlar para que os objetivos sejam alcançados.

Sendo assim o uso do planejamento financeiro é uma ferramenta de vital importância, pois ele irá determinar a sobrevivência da empresa, evitando surpresas e criando planos alternativos para que consiga saudar seus compromissos, além disto, precisam ser avaliadas as incertezas internas e externas da empresa para que estas situações não afetem o crescimento e a competitividade da empresa no mercado.

3 CONCLUSÃO 

Para um correto desenvolvimento do planejamento estratégico, é necessário primeiramente conhecer a empresa, seu ramo de atividade, seus produtos, sua saúde financeira e também conhecer suas estratégias de sobrevivência neste mercado competitivo.

Este é um dos passos iniciais para inicializar o planejamento estratégico de uma empresa, pois sem conhecer sua atualidade e realidade, dificilmente, se conseguirá resultados positivos.

Após o levantamento de informações da empresa, inicia-se o planejamento estratégico propriamente dito. Várias etapas serão realizadas, algumas com mais dificuldades, e outras com mais facilidade, mostrando assim, como é complexo este plano de negócio, quando tratado como uma ferramenta de gestão séria.

Após a implantação do planejamento estratégico dentro da empresa é necessário ter o acompanhamento diário, e verificar sempre o que precisa ser alterado ou melhorado, para que a empresa tenha sucesso.

Portanto, este artigo buscou mostrar as etapas da realização de um planejamento estratégico, o qual atualmente já pode ser considerado como o ?coração? da empresa, de forma que abrange todas as áreas, em busca de um objetivo o crescimento e o sucesso da empresa.

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ALTINI. Marlene Zanghelini; GONÇALVES. Cassia; SOARES. Cleide Sonia. Planejamento Estratégico da Empresa MKC?S Indústria de Cosméticos Ltda. 2011.

 

BAKER, M. J. O que é marketing? Administração de Marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. p 3 ? 12.

DESSLER, Gary. Tradução de Marisa do Nascimento Paro. Conquistando Comprometimento: como construir e manter uma força de trabalho competitiva. São Paulo: Makron Books, 1996.

FURLAN, José Davi. Modelagem de Negócio: uma abordagem integrada de modelagem estratégica, funcional, de dados e a orientação a objeto. São Paulo: Makron Books, 1997.

GIANESE, I. CORRÊA, H.L. Administração estratégica de serviços: operações para satisfação do cliente. São Paulo: Atlas, 1994.

KALINKE, Fharida. Administração Estratégica. Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Indaial: Grupo Uniasselvi, 2009.

KOTLER. Philip. Administração de marketing: A edição do novo milênio. Tradução Bazan Tecnoligia Linguistica. 10.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000 p. 18, p. 570.

KOTLER. Philip. Marketing para o Século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. Tradução Carlos Szlak. São Paulo: Ediouro 2009. p. 30-31.

MAXIMIANO, Antônio César Amauro.Teoria Geral da administração: da escola científica ä competitividade na economia globalizada. São Paulo: Atlas, 2000.

MISSÃO, VISÃO E VALORES de uma empresa (Inovação ? Palestras, Treinamento, Consultoria).

PRAHALAD C. K. & HAMEL, G. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

PORTER, Michel E. Vantagem competitiva. Tradução por Elizabeth Maria de Pinho Braga. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

ROCHA, Wellington. Contribuição ao estudo de um modelo conceitual de sistema de informação de gestão estratégica. São Paulo, 1999. 148p. Tese de Doutoramento em Ciências Contábeis, Universidade de São Paulo.

ROTSTEIN, Jaime. Planejamento estratégico de desenvolvimento. Rio de Janeiro: TopBooks, 2004.

STONER, James A. FREEMAN, R. Edward. Tradução de Alves Calado. Administração. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

Trecho do meu livro Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª São Paulo: Paulinas, 2007. p.193-195.

Disponível em: http://www.administraçaoegestao.com.br ? Acesso em 26 de Maio de 2011.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeia_de_valor – Acesso em 09 de Junho de 2011.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/ – A Enciclopédia Livre  – Acesso em 09 de Junho de 2011.

Disponivel em: http://www.ampro.com.br – Acesso em 24 maio de 2011. AMPROAssociação de Marketing Promocional.

Disponivel em: http://www.sebrae.com.br –  Acesso em 26 maio de 2011 e 11 de Junho de 2011. SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas.

Disponível em: http://www.guiadacarreira.com.brGuia de carreira ? Acesso em 23 de Maio de 2011.

Disponível em:

http://www.strategia.com.br/Alunos/20002/Analise_Ambiente/Ambiente%20Interno.html – Alan Chang 2000 – Acesso em 08 de Junho de 2011.

Disponível em:  ig_bom@yahoo.com.br –  Igor Baptista de Oliveira Medeiros – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Curso de Administração ? Santa Maria, RS, Brasil ? Acesso em 09 de Junho e 2011.

Disponível em:

http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/estrategiasgenericas.htm – Acesso em 11 de Junho de 2011.

Disponível em: http://www.inovesempre.com.br/artigos.php?id=55 ? Acesso em 25 de Maio de 2011.

Disponível em: http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/analisemercado.htm.

Conceito de Análise de Mercado por Paulo Nunes (Economista, Professor e Consultor de Empresas) ? criado em 31 de Janeiro de 2009 ? Acesso em 11 de Junho de 2011.

Disponível em: http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/analisemercado.htm. Conceito de Análise SWOT por Paulo Nunes (Economista, Professor e Consultor de Empresas) ? criado em 04 de Junho de 2008 ? Acesso em 12 de Junho de 2011.

Disponível em: http://www.lgdirecta.com.br/mat/desen/cap2.pdf – Acesso em 09 de Junho de 2011.


[1] Bacharel em Ciência Contábeis e estudante de Pós Graduação do Curso de Gestão Financeira e de Custos do ICPG e integrante da equipe  Piazera, Hertel, Manske & Pacher Advogados Associados.

E-mail: financeiro@phmp.com.br

CategoryArtigos
        

© 2020 por Puxavante

PHMP Advogados OAB/SC 1.029

logo-footer

47 3084 4100

Rua Olívio Domingos Brugnago, 125

Vila Nova - CEP 89.259-260 - Jaraguá do Sul - SC

Termos de uso Politicas de Privacidade