Bruna Bassani[i]

MOTIVAÇÃO

Motivação é um dos temas que mais chamam a atenção na gestão de pessoas, já que qualquer líder que se preze está sempre em busca de soluções para tornar sua equipe mais motivada e comprometida, pois sabem que dessa forma, tirarão o que há de melhor em produtividade, foco e comprometimento de seus funcionários.

Com o destaque desse assunto temos diversas conceituações sobre a motivação, porém o sentido da palavra vem do latim, é o que afirma Maximiniano, (2004 p. 14):

“A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover. O seu sentido original fundamenta-se no processo no qual o comportamento é incentivado, estimulado ou energizado por algum motivo ou razão”.

O autor refere-se à motivação como uns dos grandes fatores que contribui para a realização de um determinado desejo, sendo o motivo e a emoção o segredo do entusiasmo na realização de algum objetivo. Motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos e interesses coletivos as pessoas a irem em busca de algo que possa satisfazer suas vontades e que contribua de alguma forma para a realização de seus desejos.

(CHIAVENATO 1982, p. 414). Cita que:

“Para compreender o comportamento humano é fundamental o conhecimento da motivação humana. Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma isto é, tudo aquilo que dá origem a alguma propensão a um comportamento específico”

Partimos do princípio de que todos nós, seres humanos temos necessidades básicas em nossa vida. A partir dessas necessidades Abraham Maslow criou uma pirâmide representando-as.

A necessidade fisiológica corresponde à  manter a homeostase do organismo, sendo sua satisfação indispensável à sobrevivência do indivíduo e da espécie.

Necessidade de segurança é o desejo de se proteger contra o perigo, a ameaça e a privação (doenças, acidentes, catástrofes, instabilidade financeira), tanto em relação ao próprio indivíduo como também a família.

Necessidade social é o desejo de ser amado, querido por outros, de ser aceito por outros. Nós queremos nos sentir necessários a outras pessoas ou grupos de pessoas. Esse agrupamento de pessoas pode ser no seu local de trabalho, na sua igreja, na sua família, etc. Todos estes agrupamentos fazem com que tenhamos a sensação de pertencer a um grupo.

Necessidade de estima é o desejo de ser competente, alcançar objetivos, obter aprovação e ganhar reconhecimento.

Necessidade de auto realização seria o crescimento psicológico, de aprimoramento das capacidades pessoais e de excelência nas realizações, assim construindo, um desafio permanente na vida.

Estas necessidades dependem uma da outra, ou seja, se você não ter a necessidade inferior satisfeita, você não irá buscar a próxima necessidade e assim por diante.

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Antes de qualquer coisa, as organizações precisam de líderes capazes de motivar seus funcionários, já que mantê-los motivados é um grande desafio. Segundo Bernardinho (2006, p.114 e 115):

“Ser líder é dar o exemplo para que outros saibam como se faz e se esforcem para repetir a tarefa no mesmo nível ou ainda melhor. Essa é a única liderança que se sustenta com o tempo. Nada do que você diz influencia mais as pessoas do que aquilo que você faz. Liderar é inspirar e influenciar pessoas a fazerem a coisa certa, de preferência entusiasticamente e visando ao objetivo comum. Afinal, uma equipe precisa de líderes no dia a dia que todos olhem como referência.”

Líder é aquele que conduz e inspira as pessoas, é um motivador de equipes. O líder busca não só resultados, mas a melhor maneira para ele e para a equipe conseguir alcançá-los. Mais do que um líder, precisa-se de pessoas com facilidade de trabalho em equipe, que estejam determinados com o objetivo da empresa.

Mas como motivar os funcionários nas organizações?

Mesmo que motivação seja algo muito pessoal, que cada pessoa tenha uma maneira de se sentir motivado, num geral o que motiva as pessoas é o fato de ser reconhecido, ser tratado como pessoa, ser tratado de modo justo, ser ouvido, desafios, novas oportunidades, orgulho do próprio trabalho, condições de trabalho adequadas, sensação de ser útil, ser aceito.

A empresa pode diversificar os métodos de motivação, de modo que atinja a todos os funcionários.

  •  Identificar o trabalho que mais atrai o funcionário, pois tudo aquilo que fazermos com prazer, irá ter maior retorno.
  • Dê feedbacks, é importante que os funcionários saibam dos resultados de suas ações, seja elas boas ou ruins, se forem elogios, faça-os publicamente.
  • Os funcionários devem-se sentir como parte da empresa, delegue tarefas diversas. Certifique-se de compartilhar com seus empregados a visão da empresa, permitindo que eles saibam quais as funções deles e o que há por trás das mesmas. Quando um funcionário não souber o que o trabalho dele significa para a empresa, ele não se sentirá motivado a realizá-lo.
  • Mantenha um local de trabalho, limpo, com ambiente amigável, reunindo sua equipe uma vez por semana para uma parada para o café.
  • Apresente metas da empresa, trace objetivos para que os funcionários busquem junto com a empresa.
  • Envolva os funcionários nas tomadas de decisões, para que todos se sintam no mesmo nível que os demais.
  • Oferecer possibilidades de aprendizado, assim facilitando o desenvolvimento da pessoa.
  • Um bom relacionamento entre colegas gera um ambiente agradável, por isso, estimule mais atividades em grupos.
  • Adotar um sistema de recompensas ligado ao bom desempenho

Tendo todos estes objetivos alcançados, podemos partir do princípio que a motivação é uma ferramenta das mais importantes para o sucesso de uma empresa, pois afeta o desempenho do funcionário. Os processos de transformação são responsáveis pela geração de bens (produtos e serviços), e para que saia a contento do cliente é necessário que atinja seu grau de excelência.

As empresas devem proporcionar segurança e confiança aos trabalhadores, para que estes continuem a garantir um desempenho elevado e eficaz, contribuindo assim para elevar a performance organizacional.
A chave do sucesso para um elevado desempenho das empresas está na conexão entre os elementos da organização, principalmente entre a estratégia, a estrutura, as pessoas e a própria cultura organizacional.

 

REFERÊNCIAS

Influência e motivação nas organizações

Disponível em: https://www.sbcoaching.com.br/blog/motivacao/influencia-motivacao-organizacoes/ Acesso em: 25, Maio de 2015

Motivação nas Empresas

Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAYlIAC/motivacao-nas-Empresas Acesso em: 24, Maio de 2015

[i]  Acadêmica de Ciências Contábeis no Grupo Uniasselvi- Fameg, do terceiro semestre.

 

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