O que é o Encomex

 

Os Encontros de Comércio Exterior – ENCOMEX – consistem em um projeto desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior – SECEX, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, com o intuito de estimular maior participação do empresariado brasileiro no comércio internacional, levando informações de relevância acerca da estrutura, do funcionamento, das regras básicas do intercâmbio comercial brasileiro, dos mecanismos de apoio à exportação, das oportunidades de negócios e contatos, contribuindo substancialmente com a divulgação da cultura exportadora.

O ENCOMEX é uma das ações do Plano Nacional da Cultura Exportadora, integrante do Plano Plurianual – PPA 2012/2015, e tem como objetivo expandir a pauta brasileira de exportação em quantidade, qualidade e variedade de produtos, mercados de destino e empresas brasileiras participantes no mercado internacional.

Os encontros propiciam uma profunda integração do setor público com o privado, mediante uma diversificada estrutura de opções em sua programação que envolvem desde palestras sobre diferentes temas para quem deseja exportar, além de atendimento individual aos participantes com o objetivo de prestar esclarecimentos mais específicos em assuntos de comércio exterior. Os encontros incluem ainda Encontro com Tradings e Projeto Comprador, ambos conduzidos pela Apex.

A iniciativa é fruto da necessidade das instituições públicas e privadas de fomentar o desenvolvimento da exportação nos setores de indústria, comércio, serviços, agropecuária e turismo e de promover o acesso às informações sobre as políticas, ações e estrutura do comércio exterior.

Para a consecução dos referidos objetivos, a SECEX conta com a parceria da APEX-Brasil, do SEBRAE, do Banco do Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica Federal, dos Governos Estaduais e Municipais, de entidades de classe, entre outros.

A programação do evento é composta por: (i) palestras, (ii) oficinas setoriais e encontros de negócios – todos direcionados ao pequeno e médio empresário.

Em 2009, os ENCOMEX inauguraram uma nova fase, realizando o primeiro ENCOMEX MERCOSUL em Foz do Iguaçu – PR. Foi o primeiro encontro internacional e procurou aproximar os setores produtivos e governamentais dos países que compõem o bloco – Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai – e também da Venezuela (que à época se encontrava em processo para se tornar membro pleno). Sua segunda edição ocorreu em Porto Alegre – RS, em 2010, com um público de cerca de 1.500 pessoas, 120 empresas brasileiras, 24 empresas da América Latina, 12 empresas europeias e foram realizadas mais de 900 rodadas de negócios.
Os ENCOMEX são uma oportunidade única para que os envolvidos no processo exportador sanem suas dúvidas, ampliem conhecimentos, atualizem informações sobre o comércio exterior, acessem novos mercados.

O público-alvo do ENCOMEX é formado por empresários, gestores públicos, profissionais de comércio exterior e formadores de opinião.

Importante ressaltar que as inscrições são gratuitas e que os eventos não possuem fins lucrativos.

 

Fonte: http://www.encomex.desenvolvimento.gov.br/

CategoryNotícias
        

© 2020 por Puxavante

PHMP Advogados OAB/SC 1.029

logo-footer

47 3084 4100

Rua Olívio Domingos Brugnago, 125

Vila Nova - CEP 89.259-260 - Jaraguá do Sul - SC

Termos de uso Politicas de Privacidade