O pagamento de vale-alimentação apenas para empregados detentores de cargos de chefia não viola o princípio da isonomia. Este é o entendimento dos desembargadores da 6ª Câmara do TRT-SC, que confirmaram decisão de 1º grau.

A autora da ação trabalhista, que tramita na 3ª Vara do Trabalho de Blumenau, pedia a condenação da empresa ao pagamento do benefício, argumentando que o vale é concedido apenas aos empregados exercentes de cargos de chefia, o que seria uma prática discriminatória em relação aos demais trabalhadores.

Mas a desembargadora Ligia Maria Teixeira Gouvêa, relatora do processo, considerou a conduta patronal mera liberalidade. ?A tese fundada em tratamento discriminatório tem, como pressuposto fático, indivíduos em uma mesma situação. Na espécie, entretanto, a reclamante (vendedora) não compartilhava da condição daqueles em relação aos quais pretende estabelecer a alegada desigualdade (detentores de cargos de chefia)?, diz a decisão.

No 1º grau, a juíza Elaine Cristina Dias Ignácio Arena já havia rejeitado o pedido com fundamentos semelhantes. Na sentença, ela entendeu que a referida verba seria uma vantagem pela maior responsabilidade do cargo e não uma forma de discriminação.

A autora interpôs Recurso de Revista ao TST.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – TRT-SC

CategoryNotícias
Write a comment:

You must be logged in to post a comment.

        

© 2020 por Puxavante

PHMP Advogados OAB/SC 1.029

logo-footer

47 3084 4100

Rua Olívio Domingos Brugnago, 125

Vila Nova - CEP 89.259-260 - Jaraguá do Sul - SC

Termos de uso Politicas de Privacidade