Pessoas e processos são a base da produção de produtos e de serviços. Simples assim. O que diferencia as empresas no mercado é a forma como organiza o trabalho e a equipe, apresentando agilidade, capacidade de resolver problemas, desenvolver soluções e entregar o melhor resultado ao cliente.

Uma das formas modernas de organização interna da equipe é chamada de “squad”, que nada mais é do que formar grupos multidisciplinares para a resolução de determinado conflito, ao invés de departamentalizar por áreas de especialidade.

O termo “squad”, traduzido, significa pelotão. Ele é composto nas organizações para definir um grupo de pessoas, de formação e conhecimento multidisciplinar, que recebe uma missão ou projeto específico, e, ao término, o squad pode ser desfeito e novamente os personagens serem reorganizados em outro squad com uma nova missão.

Esta estrutura organizacional baseada em “squad” ficou famosa quando o Spotify divulgou a sua utilização na organização dos seus times internos de desenvolvimento, cujos princípios são autonomia e alinhamento das pessoas que compõem este grupo.

Time, equipe ou Squad?

O grande diferencial é que na organização das pessoas e processos através da metodologia squad há um movimento orgânico, vivo, que se organizam, trabalham, enfrentam um desafio e com o projeto concluído, rapidamente se desfazem e novamente se juntam em outro squad.

        

© 2020 por Puxavante

PHMP Advogados OAB/SC 1.029

logo-footer

47 3084 4100

Rua Olívio Domingos Brugnago, 125

Vila Nova - CEP 89.259-260 - Jaraguá do Sul - SC

Termos de uso Politicas de Privacidade