A Justiça de Santa Catarina analisou e julgou procedente pleito formulado por um transexual para que seu gênero fosse alterado em seu registro de nascimento, com mudança de sexo masculino para feminino, juntamente com seu novo nome civil. O autor da ação, formalmente diagnosticado como transexual, já havia se submetido a cirurgia de mudança de sexo, com criação de neovagina. 

O Ministério Público deu parecer favorável ao pedido. O autor fez prova substancial de que sempre teve tendências femininas, o que o levou a realizar procedimento para mudança de sexo na Tailândia, consistente em ?orquiectomia, clitoroplastia, vaginoplastia e labioplastia?. O resultado foi atestado por médico brasileiro. Além das provas elencadas no processo, o magistrado também constatou que o autor atualmente já vive como mulher, e por isso deve ser identificado corretamente.

A sentença, nas palavras do juiz, foi definida com base ?na integralidade da saúde, visando equilíbrio psicofisiológico do ser, ainda social e jurídico?. Para o julgador, a decisão ?culmina na modernidade do Direito, na valorização da pessoa e do ser humano?. O processo tramitou em segredo de justiça.

Fonte: http://app.tjsc.jus.br/noticias/listanoticia!viewNoticia.action?cdnoticia=29283

 

CategoryNotícias
Write a comment:

You must be logged in to post a comment.

        

© 2017 por Puxavante

PHMP Advogados OAB/SC 1.029

logo-footer

47 3084 4100

Rua Olívio Domingos Brugnago, 125

Vila Nova - CEP 89.259-260 - Jaraguá do Sul - SC