Com a vida moderna e o ritmo constantemente acelerado do dia a dia, muitas vezesse “esquece” da saúde  física e mental, refletindo diretamente na qualidade de vida e na produtividade diária.

Diante disto, as empresas estão cada vez mais preocupadas em garantir o bem-estar e qualidade de vida de seus colaboradores, oferecendo diversos benefícios, entre eles, a atividade física, mais conhecida como  ginástica laboral.

A ginástica laboral teve sua origem na Polônia em 1925, onde há registros dos primeiros exercícios  realizado no ambiente de trabalho, com o nome dado a época de “Ginástica de Pausa”. Porém, apenas na década  de 60, ganhou forças e começou a ser difundida nos países.

Seu conceito é relacionado diretamente com o trabalho, já que a palavra “laboral” quer dizer, labor,  trabalho, e por isso, a ginástica laboral é um serviço de atividades físicas personalizadas, realizado no ambiente  e no horário de trabalho. Porém, com o cenário pandêmico causado pela Covid-19, a ginástica laboral não ficou “presa” apenas ao ambiente/local de trabalho, mas estendeu-se também as “casas” dos colaboradores que estão trabalhando na sistemática de home office, sendo possível, realizar os exercícios propostos de qualquer lugar, mesmo não estando fisicamente dentro da empresa.

De acordo com Douglas Araújo (Beecorp, 2021), “a ginástica laboral é uma série de exercícios de curta  duração, entre 10 e 15 minutos, que envolve técnicas de alongamento da cabeça, tronco, membros superiores e  inferiores e técnicas de respiração. Durante os exercícios é trabalhado a percepção corporal, reeducação de  postura e compensação muscular”.

Na prática, são pausas realizadas durante o horário de trabalho, que podem ser feitas todos os dias, ou  duas ou até três vezes na semana, sempre com a orientação de um profissional especializado, onde os exercícios  são adequados para cada realidade de trabalho, além de preparar os colaboradores para a

Estes exercícios trazem diversos benefícios, tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Estando  os colaboradores mais saudáveis e ativos, naturalmente, a produtividade aumenta e o número de colaboradores  afastados por doenças, principalmente as de ordem ocupacional, tendem a reduzir, diminuindo também os custos com colaboradores em licenças médicas.

Conforme o CMOS DRAKE (2021), o colaborador se beneficia da ginástica laboral, pois ela:

      • Eleva a autoestima e dá sensação de bem-estar;
      • Melhora questões psicológicas e sociais;
      • Dá estímulo para iniciais outras atividades físicas;
      • Reduz a fadiga e estresse;
      • Melhora a postura;
      • Melhora a concentração;
      • Favorece o fortalecimento muscular;
      • Contribui com a função cardiorrespiratória;
      • Traz mais energia e disposição.
Além de todos esses benefícios, existem um que merece maior destaque, e acaba sendo
um dos principais motivos da implantação de programas de ginástica laboral nas
empresas, a prevenção da LER/DORT.
Essas patologias são resultantes de esforços repetitivos e causam muita dor nos
trabalhadores, dificuldade de movimentos, além de dormência, inchaço, fadiga,
formigamento e desconforto.
A LER (Lesão por Esforço Repetitivo) atinge os membros superiores e a DORT (Distúrbio
Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) é um sinônimo da LER. O surgimento de ambas
está sendo bastante reduzido em empresas que inseriram a ginástica laboral como parte
do dia dos funcionários.

CMOS DRAKE (2021), descreve ainda que existem quatro tipos de ginástica laboral que podem ser  realizadas com os colaboradores, cada qual com suas finalidades:

  • Ginástica Laboral Preparatória: é aquela realizada antes de iniciar as atividades laborais, que tem  duração de 10 a 20 minutos, e que tem como objetivo preparar e movimentar os músculos que serão mais  utilizados durante o dia. Através de exercícios de coordenação, flexibilidade e resistência, essa modalidade  ativa o organismo, deixando o colaborador mais disposto, ativo e concentrado em seu trabalho; aumenta a  circulação sanguínea e desperta a mente;
  • Ginástica Laboral Compensatória: esta é indicada para quando o corpo apresenta sinais de cansaço  e tem como objetivo alongar os músculos e aliviar o estresse. Utiliza-se exercícios de alongamento, postura e respiração, aliviando a tensão muscular e compensando os esforços repetitivos das tarefas;

• Ginástica Laboral de Relaxamento: é realizada ao final do dia de trabalho, com o objetivo de  eliminar a tensão e cansaço gerados durante o dia. Pode-se realizar exercícios de massagens, meditação e respiração. Previne lesões musculares; reduz o estresse; diminui o esgotamento no fim do dia e aumenta a  sensação de bem estar;

  • Ginástica Laboral Corretiva: é quando o músculo já apresenta grande desconforto, ou seja, é quando há dor muscular, sendo que o exercício pode ser realizado a qualquer horário do dia, com o objetivo  de movimentar o corpo, ajudando a corrigir a postura; reduz o incômodo e aumenta a resistência,  prevenindo também, o surgimento de doenças ocupacionais.

Além destes quatros principais tipos, há ainda a Ginástica Laboral Preventiva, que busca realizar os  exercícios com o objetivo de prevenir os problemas de saúde relacionados com a atividade laboral. Esse  tipo de ginástica melhora o sistema cardíaco, respiratório e esquelético; aumenta a consistência muscular;  melhora o condicionamento físico e flexibilidade e melhora a coordenação e resistência.

Identificado, portanto, os benefícios e tipos de ginástica laboral, a empresa não precisa de muito para  implantar a sua prática, sendo necessário apenas a contratação de um profissional qualificado ou empresa  especializada em ginástica laboral, que ficará responsável por organizar as aulas e adequá-las de acordo  com a realidade e objetivos da organização.

Por fim, gestores e coordenadores em especial, devem participar, estimular e incentivar a equipe de  trabalho a participarem das aulas, destacando os benefícios diários da atividade para a saúde mental e física.

REFERÊNCIAS: 

Disponível em: https://beecorp.com.br/ginastica-laboral/. Ginástica laboral: o que é, tipos e principais  benefícios para os colaboradores. Douglas Araújo em 24/05/2021. Acesso em 26.08.2021.

Disponível em: https://cmosdrake.com.br/blog/ginastica-laboral-saude-e-crescimento-para-a-sua-empresa/. Ginástica Laboral: saúde e crescimento para a sua empresa. Acesso em 26.08.2021.

Disponível em: https://blog.solides.com.br/como-implementar-ginastica-laboral/. Como implantar a ginástica  laboral e quais os benefícios para a minha empresa? Atualizado em 12/08/2021. Acesso em 26.08.2021.

Disponível em: https://sesisc.org.br/pt-br/ginastica-laboral. Ginástica Laboral Sesi. 2021. Acesso em 26.08.2021.

        

© 2020 por Puxavante

PHMP Advogados OAB/SC 1.029

logo-footer

47 3084 4100

Rua Olívio Domingos Brugnago, 125

Vila Nova - CEP 89.259-260 - Jaraguá do Sul - SC