O desenvolvimento humano sempre esteve em evidência, porém, nos últimos anos, o “fator humano” tem ganhado mais força e sendo o ponto primordial das organizações, buscando o aperfeiçoamento das competências individuais e sendo a base de sucesso das empresas.  Contudo, sabe-se que, sem uma equipe de qualidade, muitas vezes os objetivos traçados pela organização não são alcançados.

Sabendo que o fator humano e as competências são a “base” de sucesso, surge um novo o conceito, o C.H.A. – Conhecimento, Habilidade e Atitude de um indivíduo, e que, recentemente, alguns estudiosos estão acrescentando a sigla “R” de Resultados, formando o novo C.H.A.R.

Madruga, Roberto (2020) descreve que:

Um profissional experiente na empresa que é expert em infraestrutura, por exemplo, conhece tudo sobre materiais e tem grande capacidade tecnológica.
Ele pode ser considerado competente na sua função? Talvez sim, porém não é garantia. “Talvez”, porque o fato de “saber tudo” não garante mais, isoladamente, o sucesso das organizações, tão pouco
dessa pessoa. “Talvez”, porque o fato de adquirir competências pode ainda não ser suficiente se não houver um esforço para a obtenção de resultados.
Sendo para fins lucrativos ou não, toda organização busca maximizar seus frutos, e, para isso, precisará contar com o seu ativo mais valioso: pessoas competentes e orientadas ao resultado. O diagrama do C.H.A.R., exemplifica bem a questão:

Figura: a evolução do CHA para CHAR.
Fonte: Roberto Madruga – livro Treinamento e Desenvolvimento com Foco em Educação Corporativa (Ed. Saraiva).

Mas afinal, qual a explicação do conceito C.H.A.R?

É a união de conhecimentos, habilidades, atitudes e resultados, sendo que estes pontos auxiliam na ampliação de competência, criando perfis modelos para as empresas avaliarem seus colaboradores, buscando uma equipe engajada em alcançar constantemente os objetivos traçados pela organização.

Pontotel (2021), explica o que é a sigla C.H.A.:

Conhecimento: a letra “C” determina conhecimento sobre algum assunto ou área específica, levando em consideração a pessoa que tenha algum know-how sobre a área desenvolvida, podendo ser adquirido de diversas formas, através de cursos, experiências de vida, formação acadêmica e treinamentos profissionais.

Habilidade: a letra “H”, faz menção a habilidade do colaborador de colocar sua capacidade e conhecimento em prática, solucionando problemas e gerando resultados. Basicamente é a realização de tarefas aplicadas ao conhecimento adquirido.

Atitude: a letra “A” refere-se a proatividade do colaborador, ou seja, ter iniciativa própria para agir ou solucionar problemas, não esperando “ordens” ou situações acontecerem para fazer alguma coisa em relação a algo.

Com a explicação apresentada pode-se identificar que, quando uma pessoa possui conhecimento sobre determinado assunto e habilidade para realizar as tarefas relacionadas a ele, é possível que ela tome atitudes em relação a determinada situação ou problema.

Mas, na prática, como pode ser utilizado o conceito C.H.A.R?

Ele pode ser aplicado em diversas situações do dia-a-dia empresarial, como (Pontotel, 2021):

Contratação assertiva: utilizando a técnica do C.H.A.R como um fator avaliativo no processo de seleção, analisando currículos e também as dinâmicas durante a seleção dos candidatos, buscando identificar neles, o conhecimento de determinado assunto, as habilidades de execução de atividades e a vontade de realizá-las.

Gestão de competências: sabe-se que há pessoas que não possuem competências necessárias para desenvolver determinada atividade, porém, são cheias de habilidades, bem como, existem pessoas que têm um vasto conhecimento e não possuem estas habilidades. Assim, o método do C.H.A.R. vem auxiliar na criação de estratégias para um ambiente profissional motivacional, trazendo os colaboradores “para perto”, motivando-os a realizarem as diversas tarefas sugeridas, com visão na evolução profissional, além de gerar melhores resultados para a organização.

Mensurar resultados: com este método é possível entender a necessidade de criação de novas estratégias para gerar resultados. É importante analisar os colaboradores que atendem as necessidades da empresa, buscando melhorias dos fatores internos e externos.

Feedbacks: a aplicação do C.H.A.R neste ponto é muito importante, pois o Feedback recebido pelo colaborador pode ser positivo ou negativo. Sendo positivo, o mesmo estará mais motivado para trilhar seu caminho e sendo um retorno negativo em relação ao seu rendimento, o colaborador saberá exatamente onde deverá melhorar, sendo auxiliado diretamente pelo seu gestor. Porém, além de avaliar os colaboradores, o conceito C.H.A.R. neste tópico traz a possibilidade de crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal.

Assim, é importante que as empresas invistam nesta técnica, com o intuito de realizarem contratações mais assertivas; contribuir para o crescimento profissional e pessoal de cada membro da equipe, e; auxiliar no treinamento e desenvolvimento constante de seus colaboradores na busca das metas e resultados traçados pela organização. No entanto, não basta capacitar as pessoas apenas nas competências necessárias, é preciso aplicar ações com foco nos resultados esperados pela empresa, de forma que organização, colaboradores, clientes e sociedade sejam beneficiados.

Referências:

  • Disponível em: https://www.pontotel.com.br/conceito-cha/  Conceito CHA: Entenda mais sobre essa técnica a utilize na gestão de pessoas da sua empresa! Por Redator Pontotel. 15 de novembro de 2021. Acesso em 25.08.2022.

Disponível em: https://melhorrh.com.br/um-novo-significado-de-competencia/   Um novo significado de competência. Escrito por Roberto Madruga. 02 de outubro de 2019. Acesso em 25.08.2022.

        

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